Livros
Livros autorais
Apostila Avaliação de Ações de EAN
Envelhecimento e comensalidades no cinema
Livro de Comidaria: experiências dietéticas & educativas
A pesquisa no campo da Alimentação e Nutrição: pluralidade epistêmica e produtividade científica
Bricolagem alimentar nos estilos naturais
Coletâneas
Hortas Escolares e Experiências Vivas
Esse e-book aborda o tema Hortas Escolares pelo olhar de pesquisadores, professores, profissionais e estudantes de nutrição e gastronomia que vivenciaram na prática os impactos do cultivo de alimentos em ambientes escolares. O e-book foi financiado pela Fundo de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) e realizado pela equipe do LADIGE/UFRJ (Laboratório Digital de Educação Alimentar e Humanidades da Universidade Federal do Rio de Janeiro). Hortas Escolares e Experiências Vivas conduz o leitor por esse lugar-encontro que tem uma potência pedagógica capaz de contaminar toda a comunidade local. O material mostra como a horta escolar está em linha com diversos documentos oficias para abordar a Educação Alimentar e Nutricional (EAN) e apresenta como resultados de pesquisa-ação a criação desse espaço. A reflexão crítica sobre agroecologia e a qualidade dos alimentos que a população brasileira tem acesso atualmente é capaz de promover debates sobre as questões ambiental e alimentar, estimulando um trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso e transdisciplinar. A horta envolve interdisciplinarmente estudantes, professores e toda a comunidade escolar. O e-book mostra como o potencial educativo de um laboratório ao ar livre cultiva a semente da transformação social para o bem coletivo.
Tecnologias Sociais e de Comunicação como Recursos Educacionais em Alimentação
Apresentação da coletânea Tecnologias Sociais
Essa coletânea foi organizada por professores pesquisadores vinculados à rede Latino-Americana de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional para os Países da União das Nações Sulamericanas (REDE SSAN UNASUL) com financiamento do MCTIC/CNPq e apoio da Rede Iberoamericana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (REDE NAUS). Buscamos reunir trabalhos sobre Tecnologias Sociais na temática de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) com articulações entre prática e teoria. Por “tecnologias sociais”, entende-se “[…] o conjunto de técnicas e metodologias transformadoras, desenvolvidas e/ou aplicadas na interação com a população e apropriadas por ela, que representam soluções para inclusão social e melhoria das condições de vida”. A pesquisa social é um fio condutor que nos auxilia a compreender a convivência de tantas contradições humanas no ambiente social envolvendo alimentação.
A intenção é dar visibilidade a perspectivas pedagógicas que possam promover a inclusão social através de um processo democrático e participativo. É relevante nessa coletânea debater pressupostos teóricos que alimentam nossas operações mentais de análise de condições de vida, pois o melhor assume sutis diferenças de um contexto social a outro.
Os estudos estão voltados para a cultura local porque não nos cabe aqui universalizar finais felizes, nem por outro lado, nos submeter a uma condição de desesperançosos. A questão que orienta a costura de trabalhos é a forma crítica de investigar estruturas e conjunturas de ações sociais na perspectiva das Ciências Sociais e Humanas.
Release do capitulo: A construção de cidadania em equipamentos sociais urbanos de alimentação e segurança alimentar e nutricional.
Esse estudo se propõe a olhar para construção de cidadania em projetos de SAN, elaborados por diferentes atores sociais durante um curso de ensino a distância sobre a temática da educação alimentar e nutricional e equipamentos sociais urbanos. Isto possibilitou olhar para a realização do DHAA através das ações de indivíduos e comunidades concretas, tratando da melhoria das condições territoriais para lidar com o mal-estar e construir formas de viver bem juntos, entendendo que assim se realiza o DHAA. O território, desta forma, é compreendido como um produto social, resultado da dinâmica dos modos de produção e reprodução social. Neste sentido, é nos microterritórios ou lugares que os atores locais questionam os sistemas hegemônicos do território. Os lugares definidos nos projetos estão conectados aos atores sociais e a narrativas midiáticas que neles habitam, constituindo núcleos complexos para análise: Como a comensalidade em espaços como feiras e bancos de alimentos, cantinas escolares, restaurantes universitários e cozinhas comunitárias dão existência ao papel social de cidadão?
Corpus plurais: gênero, reprodução e comensalidades
Apresentação da coletânea Corpus Plurais
Nesta coletânea os organizadores se propuseram a reunir e estimular discussões a fim de entrever as bordas sombreadas da constituição das Identidades Sociais, do Corpo e das Subjetividades em suas conexões com a Alimentação e Cultura como construções sociais com muitas áreas enfumaçadas e cercadas de invisibilidades. Esta compreensão nem sempre se torna acessível com as ferramentas de que dispomos visto o quão impregnados estamos pela certeza da metodologia que nos levará ao alcance dos objetivos e resultados da pesquisa. O objetivo, portanto, foi congregar estudos que trouxessem para a cena acadêmica a centralidade do corpo como produtor de diferenças e dissonâncias que articuladas se imbricam no tema da alimentação, estimulando pesquisadores a se debruçarem – ou a se reconhecerem e se nomearem como dedicados ao tema – sobre estas temáticas como objeto de pesquisa. Esse e somente um trecho da apresentação da obra, acesse e Boa leitura!
Resenha do Capitulo: Um corpo novo e os bens necessários para se tornar adulto
O consumo de bens é uma experiência ritualística que marca os corpos na passagem da infância para maturidade. Aquilo que se come, ou se diz que se come, é parte de um exercício classificatório que atribui sentido e reconhecimento entre jovens no ambiente escolar: um consumo de alimentos fitness identifica um corpo fitness. O consumo alimentar no ambiente escolar torna visível um fluxo padronizado de bens de consumo que organiza um conjunto de julgamentos sobre os modos de ser. Esse estudo buscou compreender códigos comunicativos entre jovens no ambiente escolar, partindo de uma tendência à alimentação saudável como referência cultural de escolhas alimentares na transição dos corpos para a maturidade. Foi realizada discussão a partir de análise de conteúdo de um grupo focal com alunos no ensino fundamental, contextualizada com observação participante de pesquisadores durante seis meses em disciplina de contra turno na escola.
Comensalidades em trânsito
O consumo alimentar como modo de perceber o mundo
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Fabiana Bom Kraemer; Francisco Romão Ferreira; Shirley Donizete Prado
Release: Apresentação do olhar sobre o caráter transitório dos códigos identitários nessa coletânea.
Discursos sobre o comer de um grupo de trabalhadores: códigos de identificação do saudável nas práticas de alimentação
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Fabiana Bom Kraemer; Nathália César Nunes; Shirley Donizete Prado
Release: Estudo sobre práticas alimentares de trabalhadores de baixa renda de restaurantes populares do Rio de Janeiro. Analisa subjetividades e condições de vida numa abordagem socioantropologica envolvendo códigos de identidade desses trabalhadores.
Vivências na interface dos campos da alimentação e educação
Carolina Muniz Pessanha; Letícia da Silva Coutinho; Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Verônica Oliveira Figueiredo
Release: Estudo sobre vivência culinária pedagógica com publico infanto-juvenil em território de jardim Gramacho, Duque de Caxias RJ. Analisa a experiência de projeto de extensão/pesquisa que envolve temas de violência, direitos humanos e extrema pobreza.
Discursos sobre alimentação saudável na educação básica: dissonâncias ou alternativas de educação alimentar?
Vanessa Nascimento Moreira; Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Eliane Portes Vargas; Flávia Milagres Campos
Release: Em consonância com as Políticas Públicas o tema Educação Alimentar e Nutricional passou a ser obrigatoriamente incluído no currículo básico. Esste trabalho analisa os discursos sobre alimentação no ‘livro didatico’ no ensino fundamental da escola pública, mais especificamente de um Colégio de Aplicação. Contempla práticas pedagógicas na horta escolar nas vivências curriculares.
Consumos alimentares em cenários urbanos: múltiplos olhares
Narrativas midiáticas, éticas e a formação de sentidos sobre alimentação saudável
Rafael de Oliveira Barbosa; Daniela Menezes Neiva Barcellos; Manuela de Sá Pereira Colaço Dias; Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho
Release: Trabalho sobre dispositivos midiáticos que dão visibilidade a experiências de processos comunicacionais. Aborda a cultura da alimentação saudável na cultura contemporânea indicando materialidades de audiolivros. bricolagem de narrativas diversas e transmidialidade da temática alimentação saudável.
Cidade, corpo e alimentação: aproximações interdisciplinares
Sociabilidade e alimentação: um estudo sobre arranjos simbólicos em grandes centros urbanos
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Christiane Ayumi Kuwae; Francisco Romão Ferreira, Shirley Donizete Prado; Luisa Ferreira da Silva
Release: Estudo de doutorado sanduiche Rio-Lisboa em abordagem etnográfica sobre circuito de grupos de jovens universitários na arquitetura de espaços de grandes centros universitários. Análise envolve arranjos simbólicos de práticas alimentares coletivas desses grupos.
Comidas e cidades: múltiplas apropriações do consumo alimentar na mídia
Daniela Menezes Neiva Barcellos; Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Igor Sacramento; Ricardo Ferreira Freitas
Estudo sobre a bricolagem nas práticas de consumo alimentar do saudável em ambiente midiático.
Alimentação & Cultura: Processos sociais, sistema culinários em contexto de ressignificações, comensalidades e processos discursivos e religiosos
Onjé: candomblé, cozinha e axé
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Lourence Cristine Alves; Francisco Romão Ferreira
Release: Estudo sobre a concepção de ‘cozinha de santo’ numa releitura do candomblé do Rio de Janeiro. Analisa técnicas de preparo, seleção e combinação de alimentos e oferendas no sincretismo que envolve as praticas gastronômicas.
Cinema e Comensalidade III. Série Sabor Metrópole V.9
A comensalidade em múltiplas dimensões nas telas do cinema
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Eliane Portes Vargas; Francisco Romão Ferreira; Shirley Donizete Prado
Release: Apresentação de teorias e conceitos das Ciências Sociais e Humanas em interfaces com o campo da Alimentação e Nutrição em torno de fenômenos complexos como consumo e comensalidade no cenário contemporâneo buscando linguagens, métodos e processos no âmbito do cinema.
Mesa de Babel: a comensalidade contemporânea no filme ‘Que mal eu fiz a Deus’
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Silvana da Silveira Campos; Cristiane Marques Seixas; Francisco Romão Ferreira
Release: Estudo comparativo entre comensalidades diversas de culturas contrastantes. Questiona modelo globalizado de sociedade de relações geopolíticas a partir de diferenças na cultura local. São debatidos temas religiosos e raciais em personagens representativos de movimentos migratórios.
Antes que eu morra de fome: o caso de Daniel Blake
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Claudiane Monsores Sá Cavalcante; Francisco Romão Ferreira; Cristiane Marques Seixas
Release: Estudo sobre a expressão da comida no contexto de crise de seguridade social com o desmonte do Estado de Bem-Estar social. O abandono e sofrimento dos trabalhadores com as reformas previdenciárias na Inglaterra foi ampliado para a cultura global no que concerne insegurança alimentar. Análise de problemas alimentares oriundos da modernização do Estado neoliberal em sua produção de adoecimento nos cidadãos.
Dona Flor e seus dois maridos: Comer e transgredir
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Ronaldo Gonçalves Oliveira; Kate Monteiro Peixoto Braga; Francisco Romão Ferreira
Release: Análise da sensualidade de múltiplas comidas, em sua maioria de origem africana, na narrativa de personagens que tensionam aspectos boêmia e responsabilidade. O cenário de sociedade baiana descrito no filme situa desdobramentos dos papéis de marido e esposa em caricaturas de um casal de família.
Comida, memoria e afeto no filme ‘Morangos Silvestres’
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Claudiane Monsores Sá Cavalcante; Francisco Romão Ferreira; Cristiane Marques Seixas
Release: Análise de relações de memória afetiva ativadas por sensações gustativas. O personagem se desloca no tempo a partir de um instante vivenciado com morangos silvestres em uma viagem que faz com sua nora. A cena principal analisada é da lembrança de um almoço em família que revela amores, ciúmes, desejos e a relação com a finitude da vida.
Cinema e Comensalidade II. Série Sabor Metrópole V.8
Cinema e diversidade nos modos d olhar a comensalidade contemporânea
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Eliane Portes Vargas; Francisco Romão Ferreira; Shirley Donizete Prado.
Release: Apresentação da abordagem conceitual sobre comensalidade e diversidade de fenômenos sociais a ela associados na cultura contemporânea.
A festa de Babete: uma comensalidade sensível e romântica
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Maria Beatriz da Rocha Lagôa; Francisco Romão Ferreira, Larissa Escarce Bento Wollz.
Release: Estudo sobre transformações da comensalidade diante dos conflitos entre a cultura local de grupo social protestante em pequeno povoado e cultura parisiense. A trajetória da personagem Babaete, uma refugiada de guerras em Paris e grande chef de restaurante famoso, juntamente com outros personagens foi analisada a luz do conceito de habitus numa perspectiva socioantropologica de Pierre Bourdieu. A análise considerou disposições para um romantismo de época que marca a polarização de dois universos, um rural tradicional e outro, cosmopolita moderno do final do século XIX.
O movimento interminável da vida: idas, vindas, chegadas e partidas, som e silêncio
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho Ronaldo Gonçalves de Oliveira; Christiane Ayumi Kuwae
Release: Estudo sobre relações de tempo e espaço na produção cinematográfica japonesa de Yasujiro Ozu. Analisa a comensalidade como elemento narrativo através da memória dos personagens de três gerações no filme ‘Era uma vez em Tóquio’. Oferece suporte metodológico para análise fílmica em geral.
Éticas em Rede: Políticas de privacidade e moralidade pública
Aspectos públicos e privados de escolhas alimentares em praticas virtuais de comunicação e consumo
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Luiz Peres-Neto; Joan Botella i Corral.
Release: Estudo sobre escolhas alimentares em práticas virtuais meio ao cenário das novas tecnologias de comunicação. Análise de grupos focais com jovens universitárias do Rio e São Paulo no desenvolvimento de um projeto de pos-doutorado.
Cinema e Comensalidade I Série Sabor Metrópole V.8
Cinema pra que? Uma Introdução ao uso do cinema na formação em Nutrição
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Francisco Romão Ferreira; Eliane Portes Vargas; Ronaldo Gonçalves de Oliveira; Cristiane Marques Seixas; Fabiana Bom Kraemer; Shirley Donizete Prado.
Release: Apresentação de correntes teóricas que entendem o cinema não somente como entretenimento, mas articulam arte e a filosofia como potência no campo de conhecimento. O cinema revela história em suas imagens, narrativas e movimentos e se apresenta como um lugar-de-olhar e observar a sociedade. Como ferramenta pedagogica permite discussão ampliada de elementos simbólicos, codigos e convenções que se constituem como aspectos subjetivos da comensalidade no campo da Alimentação e Nutrição.
Comensalidade transmidiatizada e a construlão de novas sensibilidades
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Luiz Peres-Neto.
Release: Debate sobre regularidades e mudanças do fenômeno da transmidialidade como traço distintivo da sociedade contemporânea. Analisa novas sensibilidades para comensalidade meio a redes sociais e novas tecnologias de comunicação. Discute Ethos de convivência social diante da pluralidade discursiva dessas mudanças sociais na temática alimentar.
Exu, aquele que tudo come, cinema, mitologia e comida no Candomble
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Lourence Cristine Alves.
Costura o papel fundamental da oralidade na transmissão de saberes de matrizes africanas. Analisa comidas e celebrações de mitos de Exu a partir da mitologia Iorubá identificando preconceitos e estigmas oriundos do catolicismo.
Estudos socioculturais em alimentação e saúde: saberes em rede, vol. 5
Amamentação no Brasil: discurso científico, programas e políticas de amamentação no Brasil no século XX
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Juliane Monteiro de Figueiredo Gomes; Francisco Romão Ferreira; Eliane Portes Vargas.
Release: Reflexão crítica sobre o discurso cientifico em torno da amamentação. O estudo aborda a incorporação de mitos de amor de mãe incorporados no papel social de mãe e nos programas e politicas de amamentação no Brasil contemporâneo.
Homogeneidade, controle e risco na alimentação saudável para idosos: análise comparativa das proposições das agendas públicas brasileira e espanhola
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Maria Fatima Garcia de Menezes; Shirley Donizete Prado; Maber Gracia Arnaiz.
Release: Este estudo está na interface entre Nutrição e saude mental. Aprofunda reflexões sobre comer, alimentar e nutrir para doentes mentais em uma pesquisa centros de serviço psicossossiais da Colônia Julianno Moreira no Rio de Janeiro após reforma psiquiátrica.
A nau dos insanos: as dificuldades do diálogo entre os campos da nutrição e saude mental
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Silvana da Silveira Campos; Cristiane Marques Seixas; Francisco Romão Ferreira.
Release: Estudo sobre o corpo feminino e os estigmas decorrentes da cultura contemporânea de valorização de padrões magros de beleza. Nesse sentido, o comer envolve conflitos e distorções em um olhar para subjetividades.
O estigma da gordura entre mulheres na sociedade contemporânea
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Silvana da Silveira Campos; Cristiane Marques Seixas; Francisco Romão Ferreira.
Release: Estudo sobre o corpo feminino e os estigmas decorrentes da cultura contemporânea de valorização de padrões magros de beleza. Nesse sentido, o comer envolve conflitos e distorções em um olhar para subjetividades.
A reflexividade no saber leigo sobre as práticas alimentares
Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho; Christiane Ayumi Kuwae; Luisa Ferreira Silva; Francisco Romão Ferreira; Cristina Maria Lopes Pereira Vieira; Shirley Donizete Prado.
Release: Revisão sobre o conceito de reflexividade a partir de alguns linhas de pensamento interacionistas e construtivistas de autores cujas perspectivas teóricas podem contribuir para estudos sobre o tema alimentação.
Mantenha-se informado das atividades e projetos do Ladige e de parceiros e atualize-se no campo da Educação Alimentar.
Instituto de Nutrição Josué de Castro / UFRJ
Avenida Carlos Chagas Filho, 373
CCS, Bloco J / 2º andar
Cidade Universitária
Ilha do Fundão, Rio de Janeiro RJ
CEP: 21941-902