Sobre
Esse observatório reúne comentários de memes com conteúdos relacionados à alimentação e nutrição embasados em pesquisas científicas. Considerando a memética como canal comunicativo contemporâneo, esse é um espaço para socializar aprendizado e reflexão sobre educação alimentar na sociedade contemporânea. O risível representa brechas da experiência humana boas para aprofundar estudos, e a prática discursiva dos comentários garante um canal de popularização da ciência.
Mas o que é meme?
Entendemos memes como pequenos tijolinhos repetitivos na construção individual de discursos que navegam em uma experiência cultural compartilhada pela internet. São materialidades onde é possível observar os aspectos sociais contemporâneos na expressão da consciência de uns e de outros pequenos ciber-autores populares.
Essas aqui foram as leituras que embasaram essa nossa reflexão.
Eles podem auxiliar você a expandir
JOST, François. Est-ce que tu memes?
De la parodie à la pandémie numérique.
Paris: CNRS Edition, 2022.
SHIFMAN, L. Memes in a digital world:
reconciling with a conceptual troublemaker.
Journal of Computer-Mediated
Communication, v. 18, p. 362-377, 2013.
SHIFMAN, Limor. Memes in a Digital Culture.
Cambridge, MA: The MITpress, 2014.
Como
navegar pelo
Observatório?
O Observatório de Memes do LADIGE está estruturado em três grandes categorias que norteiam suas análises.
Segurança e ambiente alimentar
Essa categoria enfatiza fenômenos sociais de Direito Humano e políticas públicas em Alimentação e Nutrição.
Corpo e subjetividade
Essa categoria abarca concepções de corpo e que traduzem a realidade manifesta em símbolos e representações das vivências dos sujeitos e suas práticas discursivas.
Dietética e comida
Essa categoria problematiza elementos de representação de processos e produção de equipamento e insumos alimentares.
Como
contribuir?
Você pode contribuir enviando um meme para análise de nossas editoras. O aceite das contribuições leva em conta as três grandes categorias que norteiam as discussões propostas pelo observatório.
Curadoria
Daniela Barcellos
Jornalista e pesquisadora
PPGCOM/UERJ
É jornalista com pós-doutorado em Nutrição (INJC/UFRJ). Tem doutorado em Ciências – Alimentação, Nutrição e Saúde (PPG-ANS / INU-UERJ) e mestrado em Comunicação Social (PPGCom / UERJ). É pesquisadora sênior do Núcleo de Estudos sobre Cultura e Alimentação (NECTAR/UERJ) e colaboradora do LADIGE.
Maria Cláudia Carvalho
Nutricionista e pesquisadora
Coordenadora LADIGE
É professora Associada do INJC/UFRJ, pesquisadora do INJC/UFRJ e ESPM-SP, coordenadora do LADIGE (Laboratório Digital de Educação Alimentar e Humanidades) com pós-doutorado em Comunicação Social (ESPM-SP). Estuda práticas alimentares na interface com Educação, Comunicação e Saúde.
Juliana Medeiros Ferreira
Pesquisadora do LADIGE/ UFRJ
Graduada em Licenciatura em Letras: Português/ Literaturas pela Faculdade de Letras/ UFRJ. Além disso, é pesquisadora do LADIGE/ UFRJ desde 2020 e compõe da Direção de Redação do laboratório. Sua pesquisa interliga o campo da alimentação com linguagens e literaturas de língua portuguesa.
Juliana Ramadas Rodrigues
Nutricionista do CEFET-RJ
É nutricionista do CEFET-RJ campus Maria da Graça. Doutoranda em Ciências Nutricionais (INJC/UFRJ), pesquisadora do LADIGE/UFRJ e coordenadora do projeto de extensão Horta escolar do CEFET-RJ, perfil @hortacefet.
Fale conosco
O LADIGE é um núcleo digital de estudos e ações de Educação Alimentar e Humanidades.
Desde 2016 elabora materiais didáticos e midiáticos resultantes de pesquisa científica do PPGN/INJC-UFRJ, dando visibilidade à produção acadêmica do INJC.
Seu objetivo é divulgar e popularizar a ciência, que hoje, mais do que nunca, é trilha necessária para uma melhor organização social.
A informação ética alimenta, educa e produz movimentos saudáveis de Direitos Humanos.
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