Esse vídeomeme foi construído em oficina participativa com os alunos que do projeto Horta na Escola, inspirado na trend contestação da música “That’s not my name”, da banda The Ting Tings, que viralizou nas redes sociais, em que famosos e atores produziram vídeos brincando com os nomes de seus personagens. Nesse vídeomeme, quem entrou para a trend foi um super alimento: uma raiz comestível e cheia de vantagens para nossa saúde. Conhecido em seu uso regional como mandioca, aipim, macaxeira, o gênero alimentício tem nome e sobrenome científicos: manihot esculenta.

Considerada “A rainha do Brasil”, por Câmara Cascudo, a mandioca mostra que temos muitas alternativas nacionais e regionais e nem todos sabem disso. Ela já fazia parte da culinária indígena e imperava por aqui muito antes da chegada dos portugueses. Super presente na gastronomia brasileira, é tão generosa que podemos aproveitar até suas folhas, que são a base da maniçoba, prato popular e tradicional no Pará.

Essa é uma raiz rica em amido que foi domesticada há cerca de 9 mil anos, então tem muita história para se conhecer sobre costumes e comensalidades em torno do cultivo dela, afinal “O conhecimento nunca é uma questão de aprendizado do indivíduo solitário sobre uma realidade exterior. Os indivíduos interagindo impõe suas construções à realidade: o mundo é socialmente construído”. (DOUGLAS, 2004:110).  Tudo isso é parte da culinária que representa um espaço de encontro e conhecimento que vem sendo estudado na tese de Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues (link aqui). Agora para e pensa: você já percebeu como esse ingrediente é versátil, com tanta história popular e de sustento pra nossa gente? 

Este meme foi coletado do Instagram por Juliana de Oliveira Ramadas Rodrigues (doutorado PPGN/INJC-UFRJ) e recebido pelo Observatório de Memes em Abril 2022.

WhatsApp