O consumo é um fenômeno mais intensamente estudado recentemente, embora esteja presente nas histórias de todas as sociedades em suas diversas formas de trocas simbólicas e financeiras. O meme comentado, coletado no link https://pt.memedroid.com/memes/detail/357156 reproduz frame viral de dois personagens de animação veiculados com diferentes mensagens em memes variados. As mensagens que podem ser inseridas à vontade para quem quiser fazer sua criação. O filme de referência é “Toy Story”, animação da Pixar que narra o aniversário do menino Andy que está aposentando seus brinquedos em sua mudança de casa que é também uma transformação para uma vida jovem. O fundo do meme é o quarto de criança da casa antiga, onde dois brinquedos-personagem de sua preferência na infância conversam, antes de serem descartados. O patrulheiro espacial Buzz Lightyear, o visionário, fica em evidência na imagem como personagem em destaque pelo posicionamento de seu gesto apontando para frente. Wood, o consciente, posicionado ao lado com semblante desanimado.
O contraste de cores fortes e intensas com aspectos exagerados no design de brinquedos de plástico infantiliza a figura dos personagens, tudo aparenta textura artificial. Todo o material parece fake e descartável. A comicidade do meme fica no contraste entre a sensibilidade de Wood para perceber que está sendo excluído da vida do menino, e o idiotismo visionário do Buzz, famoso pela frase ‘Ao infinito e além’ que representa a ilusão de poder voar. O semblante de desencantamento de um contrasta com o de futurista do outro, que indica com seu gesto a explicação do que acontece com o preço dos ovos de Páscoa.
O desfortúnio da sensação de ser ‘enganado’ reflete práticas de consumo da sociedade contemporânea: as pessoas reclamam do preço, são alvo das campanhas que fazem com que o ovo de chocolate fique mais caro na data de Páscoa compram os produtos mais caro e tudo acontece como um futuro previsível.
Para analisar práticas de consumo, a pesquisadora Juliana Milczanowski Fernandes, cuja obra está disponível em http://ladige.injc.ufrj.br/midiateca/livros/, observou o comportamento alimentar de jovens na escola, “Pensamos o fenômeno consumo nos termos de Mary Douglas e Baron Isherwood (2013), como uma categoria analítica de inclusão ou exclusão a grupos específicos em uma sociedade.” No que concerne à categoria de mídia da pesquisa, “[…] foi notório que o consumo alimentar se ampara em canais e personagens da internet. A interação de conteúdos nos vídeos funciona como sala de relacionamento. Os personagens foram articulados a modos de ser, a comportamentos, a gostos valorizados e na moda. Como resultado, temos que o consumo alimentar não somente identifica as condições diversas dos jovens estudados, como também é fruto de elementos da sociedade em que vivem.”
Assim, os estudos de consumo abrem possibilidade para se compreender esse processo social de comer ovo de chocolate no ‘evento Páscoa’ como algo previsível e includente em nossa cultura, ‘todo mundo faz’. Condicionado pela cultura em que comemos, o consumo é coerente com um imaginário coletivo que flui como tendência de consumo alimentar. Já parou para pensar sobre isso? Então conheça a pesquisa.

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