Projeto FAPERJ em escolas públicas
Espaços verdes na escola: um lugar-encontro de ensino-aprendizagem para saúde e alimentação
Faperj e Espaços Verdes na Escola
Você já parou pra pensar sobre as hortas escolares?
Mas não estamos falando aqui somente sobre o processo de cultivo, a forma de germinar sementes, como preparar o solo ou evitar ervas daninhas. Queremos aprofundar ainda mais essa conversa ao conhecer a comunidade escolar e suas experiências. Buscamos aprender e compartilhar as muitas formas que essa prática pode impactar na educação alimentar através da socialização e da comensalidade.
A presença de uma horta no ambiente escolar tem benefícios que vão muito além de plantar e colher alimentos frescos e saudáveis. A horta é um lugar-encontro que tem o poder de impactar toda a comunidade local. A manutenção do plantio, por exemplo, permite que as pessoas com funções distintas na dinâmica escolar possam incluir essa atividade como parte do currículo. Crianças, adultos, professores e demais agentes da escola podem trocar de lugar ao longo do aprendizado do manejo da horta de forma não hierarquizada: os sentidos do conhecimento compartilhado são incorporados de forma transversal e interdisciplinar.
Experimente uma muda na sua vida
Dentre outros produtos acadêmicos científicos, leia no nosso e-book, Hortas Escolares e Experiências Vivas, nossas percepções, aprendizados e lições que nos transformaram pela vivência das hortas. Sejam as hortas convencionais ou não, verticais, horizontais, suspensas, domésticas ou tradicionais.
A construção de um espaço-encontro fisicamente na escola, ao ar livre, envolveu o tema agroecologia e sustentabilidade presencialmente e de modo digital, com aplicação de tecnologias sociais de mídias e educomunicação, para inclusão digital.
A funcionalidade de um laboratório ao ar livre representa uma ferramenta de educação para o ambiente, para a alimentação e para vida, capaz de promover debates sobre as questões ambiental e alimentar, estimulando um trabalho pedagógico dinâmico, participativo, prazeroso e transdisciplinar no currículo de todo os dias nas escolas.
Trabalho de campo
Como é um trabalho de campo de um projeto de pesquisa?
COLÉGIO MUNICIPAL PAULO FREIRE (BÚZIOS)
ESCOLA MUNICIPAL RUI BARBOSA (CABO FRIO)
INSTITUTO ESTADUAL PROF. ISMAR GOMES DE
AZEVEDO (CABO FRIO)
COLÉGIO CARLOS BRANDÃO (CACHOEIRAS DE MACACU)

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