Projeto Interdisciplinar Pró-diálogos

A prática pedagógica é locus de trocas simbólicas que compõem construções diversas do que chamamos “boa educação alimentar”. Esse projeto guarda-chuva busca analisar variados diálogos entre agentes sociais em seus espaços de formação, escolares e universitários, de modo interdisciplinar com as Ciências Humanas numa perspectiva de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional.

Em andamento

JULIA MEDEIROS RAMALHO

Restaurante Universitário: uma Estratégia de Educação e Segurança Alimentar

O restaurante universitário (RU) da Universidade Federal do Rio de Janeiro além das 10.000 refeições/dia é formador de graduandos dos cursos de Nutrição e Gastronomia do INJC/UFRJ. Concretizando o compromisso social da universidade com a formação integral dos estudantes e com a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) da comunidade universitária, a proposta de reativação do Sistema Integrado de Alimentação da UFRJ (SIA UFRJ) apresentada em 2004, foi uma conquista a partir da retomada e um marco tanto para o resgate da alimentação institucional oferecida à comunidade universitária, como para a reintegração de um espaço para desenvolvimento de atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Nosso objetivo é analisar a experiência de construção de cidadania e promoção de SAN desse equipamento social. Realizamos pesquisa-ação no decorrer dos 4 anos e observar o papel formador e de acesso ao mecanismos de exigibilidade do Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) no prolongamento e permanência dos avanços já alcançados em sua trajetória de consolidação. A educação na formação profissional demanda agentes sociais envolvidos no processo de construção de cidadania.

O cotidiano das relações entre esses agentes no RU reafirmou em suas práticas, sejam na produção de refeições, sejam de comensalidade, uma superação do desafio de se constituir cidadão de deveres e direitos apresentando ao longo dos anos alinhamento com as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), como a Política Nacional de Alimentação e Nutrição (PNAN), Política Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (PNSAN), Programa Nacional de Alimentação do Escolar (PNAE) e o Guia Alimentar para a População Brasileira (GAPB) (BRASIL, 2012). Entendemos que os RU são equipamentos sociais de ação do Estado em prol de SAN.

DAYANNE DAS NEVES PEREIRA

A Contemporaneidade na Obra de Josué de Castro: da Geopolítica da Fome à Insegurança Alimentar

Considerando a relevância de se revisitar nossa história, tanto no que concerne a constituição das fronteiras do campo da Alimentação e Nutrição, como às negociações dos agentes e instituições sociais em torno de objetos que nos são caros como a fome, esse projeto busca se aprofundar no conhecimento de trajetórias entrecruzadas que estruturam um sistema perverso de produção de desigualdade social materializado na concepção de fome e de insegurança alimentar.

As obras publicadas por Josué de Castro revelam estudos sobre a fome nos seus aspectos ambientais, que retratam o sistema alimentar de produção, acesso e disponibilidade de alimentos, considerando tanto as condições do planeta, como as condições de trabalho do indivíduo, refletidas no seu acesso a uma alimentação insuficiente e inadequada para a manutenção da vida. Elas registram na história brasileira a expulsão de nordestinos devido às condições locais precárias de alimentação e trabalho, onde o ambiente e o sistema alimentar segregam parte da população forçando uma migração para a cidade de São Paulo para escapar da fome, a procura de uma vida digna.

Assim, se baseando no sistema de produção, acesso e disponibilidade alimentar da atualidade que demonstra a insegurança alimentar em que vivemos e seu ciclo contínuo de produção de fome na população brasileira, o objetivo de projeto e analisar mudanças e permanências de condições socioambientais e políticas que produzem desigualdade social na atualidade, a partir de obras clássicas de Josué de Castro.

Palavras-chave: Nutrição, Josué de Castro, Insegurança alimentar.

Finalizadas

LETÍCIA COUTINHO

Estratégias Alimentares em um Território de Pobreza: o caso de Jardim Gramacho

A participação em um projeto de pesquisa e extensão na graduação, intitulado Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) para populações invisibilizadas: uma realidade dos gramachinhos possibilitou a experiência acadêmica no bairro Jardim Gramacho, Duque de Caxias-RJ. Essa vivência despertou o interesse de refletir sobre elementos que se estreitam com o comer das pessoas nesse território. O objetivo foi compreender os aspectos culturais e socioeconômicos associados às estratégias alimentares aplicadas nesse território. Incluímos para análise matérias jornalísticas, que nos forneceram dado para historicização, e um documentário, o qual nos alimentou de questões para problematização. Optamos por analisar as narrativas sobre a busca por comida em um cenário de tamanha hostilidade à luz da teoria praxiológica sobre forças no campo de lutas simbólicas de Pierre Bourdieu.

Palavras-chave: Território. Pobreza. Estratégias Alimentares.

Discursos sobre Alimentação e Ensino de Ciências no Contexto de Educação Básica em um Colégio de Aplicação no Rio de Janeiro 

Tivemos como intuito compreender os discursos relacionados à alimentação no ensino de ciências no universo do ensino fundamental de um colégio de aplicação no Rio de Janeiro. A pesquisa foi realizada tendo com referencial os conceitos de discurso de Eni Orlandi e de habitus, proposto por Pierre Bourdieu, como também do conceito de análise documental preliminar elucidada por André Cellard, para análise do livro didático de ciências e de documentos oficiais de alimentação e nutrição.

Perpassando também pela técnica de observação participante de práticas de Educação Alimentar e Nutricional tendo interface com a horta escolar. Com isto, foi possível compreender que o discurso sobre alimentação presente na escola se apresenta em um produto da convergência de diversos interdiscursos como o presente nos princípios e diretrizes de políticas públicas, no livro didático, como também no próprio ambiente escolar.

Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Ensino de Ciências. Discurso. Livro Didático.

MARIA IRENE DE CASTRO BARBOSA

“Pode ser por WhatsApp?”: aspectos Interacionais nas mensagens de aplicativo de celular no Contexto da Disciplina de Educação Nutricional   

Esta pesquisa objetivou compreender os aspectos interacionais em um grupo de mensagens de aplicativo de celular que incluiu graduandas e tutoras da disciplina de Educação Nutricional (EN) do Curso de Graduação em Nutrição do INJC/UFRJ. Os aspectos interacionais foram pensados com fundamento na releitura de conceitos de Freire (1996, 2005) e Vygotsky(2007), como categoria conceitual dos elementos simbólicos que envolvem o processo educativo da disciplina, perpassando o uso do aplicativo de mensagens.

Neste estudo, a produção do discurso apresentou características do processo comunicativo contemporâneo mediado pelas TICs, mas o uso do aplicativo não foi determinante para a construção dos aspectos interacionais. Estiveram evidentes o protagonismo dos sujeitos na construção dos aspectos interacionais e a tecnologia como condicionante do processo discursivo.

Palavras-chave: Educação Alimentar e Nutricional. Interação. Aplicativo de celular.

Mantenha-se informado das atividades e projetos do Ladige e de parceiros e atualize-se no campo da Educação Alimentar.

Instituto de Nutrição Josué de Castro / UFRJ

Avenida Carlos Chagas Filho, 373
CCS, Bloco J / 2º andar
Cidade Universitária
Ilha do Fundão, Rio de Janeiro RJ
CEP: 21941-902

© 2024 Ladige. Todos direitos reservados.