Está aberta até 20 de março de 2019 a submissão para a coletânea ‘Tecnologias Sociais e de Comunicação como Recursos Educacionais em Alimentação’. Veja neste link detalhes sobre o perfil de resumos, instruções de envio e cronograma.

O intuito da coletânea é reunir trabalhos sobre Tecnologias Sociais na temática de Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (SSAN) e Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) com articulações entre prática e teoria.

Esta iniciativa resulta de reflexões que vêm sendo realizadas no âmbito de Programas de Pós-graduação em Nutrição da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em Alimentação, Nutrição e Saúde da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em Ensino de Biociências e Saúde do Instituto Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ), da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e Instituições vinculadas à Rede SSAN. Além disso, conta com financiamento do MCTIC/CNPq e apoio da Rede Ibero Americana de Pesquisa Qualitativa em Alimentação e Sociedade (REDE NAUS)

A coletânea é orientada por pressupostos teóricos sensíveis a políticas de inclusão social e segurança alimentar na cultura local. Nesse sentido, visa-se dar visibilidade a perspectivas pedagógicas que possam promover tal inclusão através de processo democrático e participativo. A previsão é de lançamento em setembro de 2020, por meio de parceria com Editora Universitária.