No Twitter, WhatsApp, TikTok… em todas as mídias sociais vemos que a comunicação dentro dos meios digitais é permeada por memes e linguagens subjetivas que constroem sentidos. Imagens, vídeos curtos, Gifs, figurinhas, por exemplo, viralizam e passam a integrar nossas formas de interação conosco e com o mundo, trazendo humor, deboche, crítica e vários outros sentidos. E é assim que nasce o Observatório de Memes: culmina a partir da vontade de criar um espaço de coleta e comentários com rigor científico de materiais meméticos que circulam na Internet com interface na área da saúde, principalmente no que tange o campo da alimentação, a fim de comentar e fazer conexões com os estudos desenvolvidos como os temas pertinentes a alimentação, sua integração e comunicação com a memética, expondo realidades da relação do ser humano com a comida na contemporaneidade.

Precisamos destacar que em vários momentos observamos que a língua e as linguagens estão transformando campos midiatizados, nos instigando a praticarmos o olhar crítico para o que está além do que nossos olhos conseguem ver, buscando o que o pensamento nos faz entender. Ou seja: memes habitam nossa imaginação e vivências, nos afetando e transformando em relação à forma com que nos comunicamos com tudo e com todos. Dessa forma, o LADIGE abraçou a discussão e a proposta de gestar e criar um Observatório de Memes, ajustando olhares dinâmicos e críticos que percebem como um mundo se conecta e se explana para com os outros. E, nesse sentido, no dia 11/03/2023 lançamos ao mundo o espaço que permitirá integrar linguagem, comunicação e alimentação, praticando a interdisciplinaridade que o mundo contemporâneo nos tem demandado. Portanto, convidamos todas, todos e todes a nos acompanharem no lançamento de um Observatório que foi gestado com muito carinho e respeito pela prática científica brasileira de qualidade.

Programação:

François Jost | Universidade Sorbonne Nouvelle

Memes: la question de l’auteur. (legendas em português)

Marília Duque | Pesquisadora-fundadora do LiteraCity.

Compartilhamentos: o que se consome? O que se comunica?

Juliana Grazini | Diretora da Verakis Food Academy.

Divulgação e disseminação de ciência.

Mediação de Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho | LADIGE UFRJ

Sobre os convidados:

François Jost é professor emérito da Universidade Sorbonne Nouvelle (Paris) e autor do livro “Est-ce que tu mèmes? De la parodie à la pandémie numérique”. Desenvolve estudos sobre televisão, cultura pop e culto do banal. Seu trabalho sobre memes é uma extensão de suas reflexões e estudos.

Marília Duque é doutora em Comunicação e Consumo pela ESPM, pesquisadora associada da University College London no projeto SmartPhone SmartAgeing e pesquisadora-fundadora do LiteraCity. Autora do livro “Ageing with Smartphone in Urban Brazil” e do protocolo WhatsApp Aplicado à Nutrição.

Juliana Grazini é doutora em Informação e Comunicação e Popularização Científica pela Universidade de Paris 7, Diretora da Verakis Food Academy – França (Mediação das Ciências dos Alimentos e da Alimentação), Presidente da Verakis – Makesense (Fundação francesa para repensar as relações ciência, sociedade e mercado, da comida e o comer).

Sobre a mediadora:

Maria Cláudia da Veiga Soares Carvalho é professora associada do Instituto de Nutrição Josué de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro, coordenadora do Laboratório Digital de Educação Alimentar e Humanidades e líder de pesquisa no CNPq do grupo LADIGE.