Projeto Práxis de Educação Alimentar na Cultura Brasileira

‘Práxis de Educação alimentar na cultura brasileira’ é um projeto guarda-chuva de educação crítica que desenvolve uma postura ativa em relação a ressignificação de políticas públicas nas práticas de produção e consumo e discursos midiatizados. Os objetos de pesquisa seguem um olhar das Ciências Humanas sobre a experiência humana de comensalidade na cultura contemporânea.

Em andamento

JULIANA RAMADAS

Hortas pedagógicas: um lugar-encontro estratégico de educação alimentar

O projeto surge da necessidade de refletir a respeito das hortas escolares e sua relação com temas de educação alimentar e nutricional e envolve a análise crítica sobre a função pedagógica de um ‘espaço’ verde no currículo escolar. Desta maneira, nosso objetivo é analisar o potencial pedagógico do espaço da horta escolar para educação alimentar e nutricional na escola básica, considerando a atualidade dos objetivos de desenvolvimento sustentável. Nosso objeto aborda a necessidade de pensar os espaços da alimentação para além de construções materiais e físicas, e sim como espaços de diálogos e trocas, entre pessoas e comidas, de forma dinâmica, como um lugar-encontro. A reflexão sobre uma educação para o saudável na sociedade contemporânea demanda articulação de ambientes educativos e midiáticos numa proposta de educomunicação. O desafio de pensar as questões de alimentação não exclusivamente em um ambiente físico, mas num espaço educativo atravessado pela mídia no cotidiano do processo educativo na formação dos jovens.

Palavras-chave: horta escolar; educação alimentar e nutricional; educomunicação.

LORENA RIBEIRO

Percepção corporal e comensalidade nos memes da pandemia

O início da pandemia do novo Coronavirus 2019 acarretou modificações abruptas no cotidiano de pessoas em todo o planeta. A mudança de rotina gerada pelo aumento do tempo aparentemente livre, somada, somado ao estresse gerado pela pandemia e suas consequências imediatas e de longo prazo, levaram a preocupações generalizadas sobre a vulnerabilidade a excessos e ganho de peso. Essas preocupações, diante de tantas outras, foram refletidas em uma explosão de memes sobre mudanças corporais compartilhados em mídias sociais. Desta forma, essa pesquisa tem como objetivo compreender modos de expressão no universo de linguagem midiática com recorte no formato memes relacionados à alimentação e corpo durante a pandemia de Covid-19.

Palavras-chave: Consumo de Alimentos. Mídias Sociais. Percepção Corporal.

Finalizadas

MANUELA DIAS

A culinária saudável nas práticas virtuais de comunicação e consumo

O projeto provoca um diálogo entre dos campos da Alimentação e Nutrição e da Comunicação e Consumo e tem como objeto de investigação a disseminação de orientações culinárias em canais da plataforma de compartilhamento de vídeos YouTube. Parte-se da premissa de que as interações geradas pelas redes sociais reproduzem valores e costumes de nossa sociedade, ao mesmo tempo em que criam outros, introduzindo novas práticas sociais. Desta forma, a principal pergunta de pesquisa é: como as estratégias de produção de vídeos de orientações culinárias em redes sociais editam tendências que implicam em disposições (habitus) para o consumo do saudável? Refletir sobre o agir comunicativo destes canais é um ponto de partida para compreensão de tendências contemporâneas sobre alimentação e estilos de vida.

Palavras-chave: Alimentação Saudável. Culinária. Consumo de Alimentos. Rede Social.

JULIANA VALE FERREIRA

A culinária na formação do habitus alimentar em crianças menores de dois anos

A culinária pode ser vista como um conjunto de regras relacionadas a alimentação e compõem um código cultural por meio da qual mediações sociais e simbólicas são realizadas entre os seres humanos e o seu ambiente. As regras, rotinas e rituais pertinentes à preparação dos alimentos para os bebês são práticas e expressão dos conjuntos de disposições (habitus) estruturadas pela criança e família no seu microcosmo na disputa de forças com o seu macrocosmo. O objetivo geral desse estudo é analisar quais os sentidos e motivações atribuídos às mães/familiares na preparações culinárias na alimentação complementar. Serão realizadas entrevistas abertas e observação participante contemplando as mães e/ou familiares e cuidadores de crianças menores de dois anos, responsáveis por comprar, preparar e administrar o alimento para os bebês menores de dois anos em creches ou domicílios do município de Quixadá-CE. As entrevistas serão gravadas, transcritas e analisadas a partir do referencial teórico utilizado neste estudo. As análises serão por narrativas, pois segundo o narrador retira da experiência o que ele conta: sua própria experiência ou relatada pelos outros e incorpora as coisas narradas à experiência dos seus ouvintes.

BIANCA CRISTINA MARTINS SCORCIA

Maternidade editada: compreendendo o processo de introdução alimentar a partir de perfis no Instagram

O objeto deste estudo é a construção dos perfis sobre introdução alimentar desenvolvidos por mães no site de rede social Instagram. Buscamos, então, contribuições dos campos da Alimentação e Nutrição e da Comunicação para embasar nossas discussões e orientar nosso percurso. Acreditamos que a introdução alimentar é uma etapa que desperta subjetividades nas mães que podem ser expressas de diferentes modos, e que a estrutura do Instagram o torna local de exposição de questões maternas vivenciadas nessa fase. Assim, a pergunta-guia da pesquisa é: como as mães constroem e organizam seus perfis sobre introdução alimentar no Instagram?

Palavras-chave: Nutrição do Lactente. Consumo de Alimentos. Rede Social. Mídias Sociais. Construção Social da Identidade.

JULIANA MILCZANOWSKI FERNANDES​

Consumo alimentar de jovens estudantes: Análise dos significados de lanches na escola

O consumo é um fenômeno presente em todas as sociedades em suas diversas formas. Estudos sobre o consumo alimentar se relacionam diretamente à ingestão de alimentos, entretanto a alimentação possui características sociais que levam a escolha por determinado alimento para além de suas características físicas. Cultura e ambiente também determinam nossas escolhas alimentares que por sua vez nos localizam em um universo plural. É na juventude que buscamos novas referências para além das familiares, e na escola passamos a maior parte dessa fase da vida, sendo um local de socialização importante. Neste espaço os jovens realizam refeições e também a partir delas se aproximam de grupos sociais específicos. Este trabalho teve como intuito analisar os significados do consumo alimentar de jovens, estudantes do Colégio de Aplicação da UFRJ, a partir dos lanches escolares.

LOURENCE ALVES

Onje: saberes e práticas da cozinha de santo

O candomblé é uma religião brasileira de matriz africana, e seu complexo alimentar constitui um sistema rico e multifacetado. Ao longo deste trabalho, apresentamos um caminho de leitura desse sistema alimentar, os diálogos com a mitologia yorubá e as variações narrativas possíveis que o conceito de cozinha de santo pode ter. O objeto desta tese está centrado nos saberes, sabores e as práticas da alimentação do candomblé. Tendo como problemática a compreensão da maneira pela qual esse conjunto de elementos se constitui como uma cozinha, que chamamos de cozinha de santo. Esse conceito é entendido em comunicação com a mitologia yorubá e as tradições orais do candomblé, centradas na vivência. Utilizando um conjunto de metodologias, observação participante, revisão bibliográfica e história oral, apresentamos a cozinha de santo por meio de um quadro analítico que aborda insumos, pratos e técnicas de cozinha relacionando-os com diversas características de alguns orixás do candomblé. A fim de analisar isto, distribuímos e estruturamos pontos que auxiliam o leitor a compreender o tema e o texto, em consonância com os referenciais teórico conceituais que sustentam essa pesquisa.

Palavras-chave: Candomblé. Cozinha de Santo. Mitologia Yorubá.

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