Este meme apresenta uma berinjela personificada com rosto humano chorando, após ver alguém abrindo e fechando a geladeira em busca de algo gostoso para comer e que, não encontrando, vai embora mesmo vendo que ela estava lá. Foi coletado em rede social, no perfil do Instagram @nutricaodadepressao (Por Bárbara Piter Lopes Vieira), página de estilo impactante que busca visibilidade com postagens voltadas para público-alvo de nutricionistas com conteúdo mesclando informação e humor.

O meme foi postado com a legenda: “triste fim…” numa associação direta com a sensação de abandono da berinjela na geladeira, chorando por ser ‘largada e desprezada’ como aquela que não é gostosa.

A legenda “o legume ouvindo que não tem nada gostoso pra comer depois que você abriu e fechou a geladeira” se refere a significados do senso comum que identificavam o saudável como não gostoso e o gostoso como não saudável. Essa identificação dos termos pode ser analisada em estudo sobre publicidade de alimentos e bebidas no período de 2008 a 2012 na revista Boa Forma.

Ainda que com fronteiras embaçadas, o saboroso e o saudável, se destacaram em algum momento como contrapostos, o que deixou claro nesse estudo a necessidade de se fundirem em versões que combinam a sensibilidade de algo delicioso com um valor de composição nutricional e assim se capitalizar para vender produtos alimentícios, em geral industrializados.

Considerando a polarização desses dois significados nas práticas comunicacionais de gêneros alimentícios, observamos que o meme mostra a resistência ao sabor de legumes. O grupo das frutas, legumes e verduras foi sendo cada vez mais considerado saudável, são alimentos naturais e não processados, porém não se apresentam com o glamour de uma estética industrializada.

Diante disso, a discussão entre o saboroso e o saudável chama atenção como tema recorrente na publicidade, onde saboroso está mais diretamente relacionado ao prazer, ao gosto da comida e à praticidade; e o saudável, como algo rico em nutrientes, com alto valor nutricional.

Veja mais sobre o estudo citado na obra “Alimentação e Consumo de Tecnologias”, disponível em http://nectar.rio.br/images/2023/pdfs/Serie_Sabor_Metropole_04-Alimentacao_e_Consumo_de_Tecnologias.pdf.

Boa leitura!

WhatsApp